Home > News > A final o que são os paradigmas?

A final o que são os paradigmas?

As nossas crenças fazem parte de nossas vidas, elas vivem em nossas mentes. A maior parte de nossas crenças nem sabemos por que as temos, apenas seguimos o que nos foi dito. Isto é, seguimos um padrão de comportamento, seguimos a massa, seguimos a sociedade da qual fazemos parte. Desta forma os paradigmas de outras pessoas passam ser nossos também.

A final o que são os paradigmas? Os paradigmas são modelos, padrões que orientam pessoas, grupos ou culturas, que formam limites e que definem a forma como um indivíduo deve agir dentro de certos contextos. Um paradigma é um modelo de pensamento, um padrão comportamental, uma multiplicidade de hábitos que direcionam cada passo que você dá em sua vida.

Em grande parte das vezes essas crenças não se originaram em você, e muitas delas se tornam crenças limitantes, que podem estar te puxando para baixo, te prendendo ou te limitando. Estes paradigmas ou crenças limitantes acabam nos atrelam a certas verdades absolutas que nos privam de sermos o melhor de nós mesmos.

Um paradigma verdadeiramente é um conjunto de informações que formam os nossos hábitos. E esses hábitos formam os nossos paradigmas.

Então como são formados os paradigmas?

Já sabemos que os paradigmas são padrões de comportamentos, informações e pensamentos. Vamos entender como são formados os paradigmas.

Os paradigmas são formados pela repetição de informações. Essas informações não necessariamente foram recebidas de forma consciente. Na maior parte das vezes, os nossos paradigmas são formados quando ainda somos crianças e hoje a ciência já comprovou que parte deles está registrada em nosso DNA, ou seja, trazemos nossos paradigmas de outras gerações.

Nossas crenças são formadas na infância. Elas são constituídas até mais ou menos da idade de oito anos. Isso se dá de forma involuntária, vamos formando nossos paradigmas vivenciando o comportamento de nossos pais, avós, parentes e aqueles que nos cercam neste período “esponja” de nossas vidas onde absorvemos tudo que está a nossa volta. Quando crianças, aprendemos quase tudo a partir dos exemplos que nos dão.

Quando estas pessoas que nos cercam, repetem seus hábitos, fazem coisas como gritar, brigar, viver suas rotinas, nós observamos e vivenciamos este ambiente e acabamos criando também estes hábitos, dos quais se formam os nossos paradigmas, e no decorrer do nosso crescimento vamos absorvendo muita coisa que o meio em que vivemos nos proporciona e aceitamos.

Tudo que você ouve quando criança vai formar os seus paradigmas. Dependendo do que você ouve coisas boas ou ruins, essas informações acabam ajudando ou atrapalhando no seu comportamento. Paradigmas negativos e limitantes é o motivo principal do porque mais de 90% da população mundial continua obtendo os mesmos resultados, ano após ano.

T. Harv Eker autor do livro Os segredos da mente milionária afirma que todos nós temos padrões, modelos em relação ao dinheiro e que nós estamos programados por estes modelos a receber até certo limite de valores, ex. R$ 30.000,00 a R$ 40.000,00 por ano e não mais que isso e por ai vai, são padrões e paradigmas que temos em nossas vidas que nos limitam a ganhar mais.

Os nossos paradigmas na maior parte das vezes são as principais razões por nossa falta de prosperidade.

“Acreditamos que vivemos uma vida baseada em escolhas, mas infelizmente em geral isto não é verdade. Mesmo sendo pessoas esclarecidas, ao longo do dia tomamos poucas decisões que refletem a consciência que temos de nós mesmos naquele momento, na maior parte do tempo somos como robôs: agimos no automático, dirigidos por condicionamentos passados e por velhos hábitos. É neste ponto que entra a conscientização. A consciência observa nossos pensamentos e nossas ações para que vivamos das escolhas verdadeiras feitas no momento presente em lugar de sermos governados por uma programação proveniente do passado”.

Trecho retirado do livro Os segredo da mente milionária – Editora Sextante  

Neste mesmo livro o autor conta uma incrível historia de como se formam simples padrões, simples paradigmas. Ele conta que uma mulher estava preparando o pernil para o jantar cortando as duas pontas de peça de carne.

Sem entender, o marido lhe perguntou por que ela fazia aquilo. Ela respondeu ”Era assim que minha mãe fazia”. Justamente naquela noite a mãe dela estava presente na casa, então o casal resolveu perguntar por que a mãe fazia o pernil assim cortando as extremidades do pernil.

A mãe respondeu “Era assim que minha mãe fazia.” Então eles decidiram telefonar para a avó dela e saber por que ela cortava as pontas do pernil. E a resposta da avó foi à seguinte, “Por que minha panela era pequena”.

O que se achava que era uma forma correta de cozinhar era na verdade apenas uma limitação de espaço que de uma panela pequena há décadas atrás que se tornou um padrão familiar de se cozinhar um pernil!

Esta pequena história mostra como se cria um padrão um paradigma que pode não trazer mudança alguma em nossas vidas, porem da mesma forma simples nasce outros que causam um impacto gigante em nossas possibilidades e habilidades de conquistar nossos sonhos.

Coisas tipo desagravos como, você não pode isso, você não pode aquilo, você nunca vai ser uma pessoa assim. Essas palavras, nunca, você não vai, jamais, não presta, tem um poder de fixação enorme em nossas mentes, que não fazemos idéia de como elas acabam nos limitando e nos formando como pessoas mais ou menos corajosas, comunicativas, confiantes.

Assim se formam os seus paradigmas e suas crenças limitantes que te travam e não deixam você alcançar seus objetivos.

Entendendo a força dos Paradigmas

O paradigma tem a capacidade de influenciar em todas as áreas de nossas vidas. Na área profissional, nos relacionamentos, na área financeira em todas as áreas ele tem o poder de nos influenciar e direcionar nossas vidas vamos tentar descobrir como podemos mudar nossas vidas entendendo a força dos paradigmas.

Muitas vezes nos sentimos travados em determinados setores e momentos de nossas vidas. Não conseguimos ultrapassar alguns limites e alcançar alguns objetivos. Repetimos padrões e ficamos presos em alguns aspectos. Temos a consciência que estamos fazendo o nosso melhor, fazemos tudo o que é possível e mesmo assim não saímos do lugar, não alcançamos nossas principais metas.

Ai acontece de você ver aquele amigo, ou familiar ou apenas um conhecido que prospera na área financeira e você entende que trabalha, trabalha e faz tudo certo e não consegue, ai você não entende por que seus relacionamentos são sempre conflituosos, e vive se perguntando o que eu estou fazendo de errado, ou pior muitas vezes transferindo a sua responsabilidade para terceiros, para a crise, para o governo para outras pessoas etc.

Ai eu posso lhe dizer que o problema não é você, o problema são seus paradigmas!

Agora se você quiser alcançar seus objetivos, mudar sua vida e mudar seus resultados. Não existe outro jeito, você vai ter de mudar seus paradigmas para sempre. Pois da mesma forma como eles te atrasam e te limitam, ele tem o poder de te tirar do lugar de onde você está e te levar a conquistar os resultados que você tanto deseja e sempre tanto sonhou.

Mudando seus paradigmas de uma vez por todas.

Para substituir um paradigma que não serve para você, por outro que te ajudará, você deve fazer realmente uma troca. Deve colocar um novo paradigma que te traga benefícios sobre o antigo que te atrapalhava.

Este processo se dará através da repetição, como se você trocasse um hábito por outro, só assim se consegue a mudança em definitivo até que sua mente reconheça o novo paradigma como seu novo padrão de pensamento.

Quando você entender como realizar esta troca, e conseguir colocar em prática, você vai encontrar um novo mundo de possibilidades na sua vida.

Pense nas áreas em sua vida em que você deseja realizar mudanças. Na área financeira por exemplo. Imagine mudar o seu paradigma em relação ao dinheiro e aumentar sua capacidade de ganhar dinheiro e de produzir renda em um curto espaço de tempo e em diversas fontes diferentes.

Ou nos relacionamentos, mudando a forma como você age nas suas relações interpessoais e quebrando padrões e retirando bloqueios. Muitas vezes através da mudança de paradigmas entendemos que a falta de confiança e perspectivas em nossas vidas eram modelos que seguimos de nossos pais e parentes.

Você pode até acreditar que foi pré-destinado a viver a vida que você tem hoje. E que é preciso trabalhar duro para ganhar dinheiro. Você já deve ter escutado que quem nasce pobre morre pobre, esse não tem jeito vai ser a vida toda assim. Mais a verdade é que quando você entender realmente os seus paradigmas, e mudá-los, sua vida também mudará.

Saiba que você não vai conseguir realizar uma mudança durável em sua vida até o paradigma tenha sido modificado.

Faça um pequeno exercício e escolha uma ou duas crenças limitantes que fazem parte do seu paradigma, coisas tipo;

O dinheiro é sujo…
Só ganha dinheiro quem rouba ou é político…
O dinheiro não traz felicidade…
Eu não nasci para ser rico…
Homem é tudo igual…
Depois que casa todo mundo engorda…

Agora procure substituí-las por novas crenças, novas ideias que tragam a liberdade e mudança de pensamento para você. Fixe esses novos pensamentos na sua mente e faça como que esses pensamentos já estejam incorporados no seu dia a dia e depois tente outros e outros até você começar a perceber a mudança pela qual você está passando e esta sendo criada por você mesmo.

Mudar o nosso subconsciente é uma tarefa árdua. Temos que mudar nossos hábitos, não é nada fácil, mais é possível. E se quisermos transformar nossas vidas, precisamos trocar esses hábitos. Precisamos criar novos hábitos e construir novos paradigmas.

Os paradigmas só serão mudados com muita repetição de novas informações de novos hábitos.  Ao realizar esta tarefa você estará enviando uma nova mensagem pro seu subconsciente e ai sim você conseguirá mudar seus paradigmas uma vez por todas.

A persistência e a confiança que você é capaz de conseguir esta mudança em sua vida são essenciais nesta nova jornada que você estará prestes a seguir em busca de seus sonhos e realizações.

Existe diversos tipo de treinamentos que nos ajudam a eliminar nossas crenças limitantes e mudar nossos paradigmas, já que sabemos que é possível porem que não é tarefa fácil. Desta forma a ajuda de um especialista de orientadores com experiência pode ser vital nesta nova caminhada rumo às mudanças que você deseja fazer mudanças profundas na sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.