Home > Espiritualidade > O que é Constelação Familiar Sistêmica?

O que é Constelação Familiar Sistêmica?

Você já ouviu falar da Constelação Familiar Sistêmica? Você conhece alguém que tenha participado de uma oficina de Constelação? Se você conhece, sabe que é uma ferramenta terapêutica poderosa, e se não conhece, vou apresentá-la a você. É uma ferramenta terapêutica que está presente em vários países há mais de 45 anos, muito bem fundamentada teoricamente em Psicologia, Psicanálise, Filosofia, PNL, entre outras ciências e especialmente pela prática e aperfeiçoamento dado pelo alemão Bert Hellinger.

Ele não só a baseou, mas também documentou todas as suas obras no mundo inteiro, atualmente sua escola, a Hellinger Schule, tem mais de cem livros publicados em vários idiomas, além de vídeos e áudios de suas obras, generosamente disponíveis na Internet.

A Constelação tem vários nomes, como Constelação Familiar e Constelação Sistêmica, já que as famílias fazem parte do sistema maior, mas este nome foi escolhido porque se quisermos tratar uma pessoa ou uma família, é provável que tenhamos que olhar para os indivíduos em seu ambiente através do triângulo psicológico e sistêmico.

Os Princípios Básicos da Constelação Familiar Sistêmica são:

1- Não podemos tratar sozinhos uma pessoa que tem um problema e ignorar suas emoções e parentes.

O trabalho da constelação foi inicialmente focado nas famílias, e pouco a pouco foi ganhando espaço, devido a sua eficácia, nas escolas, no sistema de justiça e nas empresas, e recentemente no Sistema Único de Saúde – SUS. 

2- A Constelação analisa os problemas e suas soluções através do triângulo psicológico, pessoa – emoções – ambiente.

A Constelação funciona como um espelho, nela, nos olhamos para nós mesmos dos outros, da mesma forma que os outros nos olham através de nós. Desta forma, descobrimos coisas sobre nós mesmos e sobre nossa família que não conhecíamos ou não queríamos ver.

3- Quando uma pessoa tem um problema, ela o compartilha com suas emoções, assim como com todos os seus parentes.

As constelações visam a reequilibrar um sistema, seja ele familiar, empresarial, legal ou educacional. Ela vê o ser humano como parte de um todo, e este ser humano traz  mesmos envolvimentos sistêmicos de seus antepassados, todos eles estão conectados como uma grande teia. Eventos traumáticos que ocorreram em gerações passadas podem ter repercussões em indivíduos de gerações posteriores. E estes eventos são a causa de vários problemas, desde doenças, acidentes, mortes, falências, dificuldades nas relações, etc.

A Constelação Familiar é um sistema completo de compreensão do comportamento humano, que opera através da compreensão da do sistema familiar. Desta forma, a terapia pode ajudar:

Auto-exploração e desenvolvimento.

Bert Hellinger percebeu que os sistemas sofrem o efeito de três Leis Sistêmicas e que os emaranhados vêm da quebra de uma ou mais dessas Leis. As Constelações Sistêmicas Familiares tentam aprofundar o olhar sobre este sistema de modo a encontrar a origem de um sintoma e depois, a partir de uma imagem de solução, propor uma reorganização, através de práticas de recolocação de representantes, frases curativas e rituais específicos que atuam no inconsciente individual, familiar e coletivo.

O trabalho das constelações era inicialmente voltado para as famílias, e gradualmente foi ganhando espaço, por sua eficácia, nas escolas, na justiça e nas empresas e recentemente no sistema único de saúde – SUS.  

As constelações visam o reequilíbrio de um sistema, seja ele familiar, empresarial, jurídico ou educacional. Vê o ser humano como parte de um todo, e esse ser humano traz  emaranhados sistêmicos de seus antepassados, todos estão ligados como uma grande teia. Eventos traumáticos que aconteceram em gerações passadas podem repercutir em indivíduos de gerações posteriores. E estes eventos são a causa de vários problemas, desde doenças, acidentes, mortes, falências, dificuldades nos relacionamentos, etc

Através das constelações sistêmicas tornamos consciente aquilo que estava inconsciente, logo, que não sabíamos de nós, de nossos familiares e do nosso sistema. E a partir desta consciência, podemos restituir a paz e o equilíbrio ao sistema em questão. A partir de uma constelação, trabalha-se sete gerações para trás e sete gerações para frente, por isso, seus efeitos são tão maravilhosos.

Esta técnica nos proporciona grande crescimento desde que nos permite ressignificar nossa história, nosso olhar e nossa forma de amar.  Revisitam dificuldades sistêmicas que se apresentam repetidamente em várias gerações, apontando para um padrão repetitivo de dor e sofrimento.

Em suma, as Constelações Familiares Sistêmicas trazem à consciência aspectos de nós mesmos que ignoramos. Uma vez conhecidos, podemos mudar nosso olhar, nosso comportamento, nossas emoções, nossa forma de caminhar na vida.

Por amor fazemos pactos inconscientes, repetimos destinos e padrões de comportamento. Esses padrões de repetição ficam claros durante a constelação familiar, e o constelador pode liberar os destinos e assim apaziguar todo o sistema.

 Você pode consertar qualquer coisa! Saúde, uma doença, um comportamento, um relacionamento, uma dificuldade, um sintoma, profissão, dinheiro, etc.

Geralmente cada tema você só constela uma única vez! E a sua Constelação fica agindo por alguns meses. Mas se você tem muitos temas para serem vistos, você pode a cada atendimento ver um deles.

Se você quer saber mais sobre essa linda ferramenta terapêutica você pode baixar meu e-book, pode marcar uma constelação ou ainda se inscrever em um dos meus cursos de formação em Constelação Familiar Sistêmica.

Constelação Familiar Sistêmica é Amor! Amor que cura!

Veja aqui a indicação de ótimos livros sobre Constelação Familiar:

• Constelações Familiares: O Reconhecimento Ordens Do Capa comum – 5 abril 2001
Edição Português por Bert Hellinger (Autor), Gabriele T. Hovel (Autor)

Bert Hellinger, um dos psicoterapeutas mais inovadores do mundo, lança luz sobre a técnica que utiliza para tornar visível a dinâmica, normalmente oculta, dos sistemas de relacionamento familiar.

Escrito em forma de entrevista, este livro permitirá conhecer o que os autores definem como condição humana.

Uma oportunidade única para deixar para trás alguns mal-entendidos, esclarecer o conceito de “emaranhamento e solução” e explicar o que Bert Hellinger quer dizer com “movimentos da alma”.

• Ordens Do Amor: Um Guia Para o Trabalho com Constelações Familiares Capa comum – 11 março 2003
Edição Português por Bert Hellinger (Autor)

Esta é a obra fundamental de Bert Hellinger. Por meio de ideias e práticas surpreendentes, o autor nos convida a acompanhá-lo no caminho do conhecimento, em que a compreensão libertadora e saneadora nasce da observação das complexidades do sistema familiar.

Toda pessoa interessada em conhecer e estudar o trabalho com as Constelações Familiares, desenvolvido e praticado por Bert Hellinger, encontrará neste livro um amplo material didático.

• A Simetria Oculta do Amor Capa comum – 14 fevereiro 2012
Edição Português por Bert Hellinger (Autor)

Considerado o mais inovador terapeuta contemporâneo e criador da Psicoterapia Sistêmica, Bert Hellinger é especializado no atendimento de pessoas, casais ou famílias que enfrentam situações difíceis.

O instrumento básico de Hellinger para ajudar os membros da família a restaurar o equilíbrio é o uso das “constelações familiares”, técnica psicoterapêutica que já vem sendo realizada em diferentes culturas e cuja prática, além da cura, traz uma nova luz para a integração de ciência e espiritualidade.

Com mais de 14 obras publicadas em alemão, inglês, francês e espanhol, ele tornou-se um best-seller na Europa e conquistou inúmeras comunidades terapêuticas nos Estados Unidos.

Homossexualismo, aborto, incesto, inseminação artificial, suicídio, adoção, divórcio são alguns dos temas abordados em neste livro revolucionário e nos mostra por que o amor faz os relacionamentos darem certo.

 

Ramona Ferreiro
Psicóloga e Consteladora
www.ramonaferreiro.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.