Home > Espiritualidade > Você está vivendo no passado?

Você está vivendo no passado?

Você já foi avisado para parar de viver no passado? As pessoas costumam dizer isso na tentativa de dar conselhos encorajadores sobre como seguir em frente com sua vida. Parece fácil, mas será?  

Esta frase é frequentemente usada para descrever alguém que está preso em seu passado, e não pode seguir adiante. Apesar das intenções por trás deste conselho, ele pode não ser útil para você. Pode ser difícil esquecer seu passado, mas você deve, a fim de progredir em direção a um futuro mais brilhante.

Embora pareça fácil o suficiente, pode ser muito difícil, especialmente se houver razões profundas por trás de viver no passado. Experiências e memórias do passado significativas, tais como a morte de um ente querido, uma separação dolorosa, uma infância traumática, etc. podem ser fatores que contribuem para que você não possa simplesmente e facilmente seguir em frente com a vida. 

Possivelmente, porém, você pode estar se agarrando a coisas que não são mais relevantes.

Se você não consegue esquecer o passado, não será capaz de apreciar plenamente a beleza do presente. A parte mais difícil de qualquer mudança é tomar a decisão e começar.  

O passado pode ser uma força extremamente poderosa que influencia fortemente nossas ações e reações. Se você está vivendo no passado, você está permitindo que esta força decida quais opções são possíveis para você como pessoa. Analisando o poder de seu passado, você pode obter uma visão de como ele altera seu presente.

O primeiro passo é uma autorreflexão tranquila e saudável. 

Pausa por um tempo e contempla sobre sua vida atual e seus sentimentos associados, em comparação com o que eles poderiam ser. Sem seu esforço ativo, as coisas podem melhorar, terrivelmente lentamente. Você pode agir e criar espaço para uma nova vida mais feliz.

Veja como seguir em frente.

Maneiras de deixar efetivamente o passado para trás 

Foco no presente – foco, foco, foco.

Pare de reviver o passado e siga em frente. Não importa o que você faça, você não pode desfazer ou refazer o passado, não importa o quanto você deseje. Ao contrário, o que você pode fazer é tornar o presente o melhor dos dias. Viva como se fosse seu último. Você terá menos tempo para pensar sobre o passado se você se concentrar ativamente no presente. 

Se você estiver muito fixado em acontecimentos negativos anteriores, não haverá espaço para a positividade. Esta é inteiramente uma escolha que você pode e tem que fazer – seja para continuar se machucando ou para abraçar o novo dia, potencialmente cheio de alegria. 

Decidir deixar tudo isso para trás, e fazer isso com convicção. 

Para que funcione, comprometa-se a “seguir em frente” e “deixar ir”. Se não o fizer, as coisas continuarão em círculos e podem acabar ficando presas no passado, novamente. Tome uma decisão que lhe dê poder e seu futuro, comprometa-se com ela e aja. 

Dê espaço para o perdão. 

Pode ser difícil esquecer o que aconteceu no passado e os maus comportamentos das pessoas envolvidas nele. Obter ressentimentos do passado e perdoar os outros é um passo vital. Mais ao ponto, você precisa da cura que o perdão do outro traz.

Perdoar não significa necessariamente que você concorda com o que eles fizeram. Você pode reconhecer que eles fizeram mal, ou erraram, mas ainda assim perdoá-los de qualquer maneira. Definitivamente não é um sinal de fraqueza se você o fizer. É a confirmação de que você quer seguir em frente com a vida e acolher qualquer alegria que o momento presente lhe traga. 

Distancie-se fisicamente. 

Não fique preso a um ambiente (incluindo pessoas) que o mantém preso em suas circunstâncias e mentalidade atuais. É emocionalmente saudável distanciar-se de uma situação ou indivíduo que esteja causando uma depressão. A distância psicológica ou física pode ajudar no processo de “deixar ir”, em virtude de não ser constantemente lembrado de nada que impeça seu progresso. 

Aceitação é a chave. 

Aceitar suas experiências passadas e as pessoas que fizeram parte delas o ajudarão a seguir em frente. Você deve lembrar que nenhuma dessas pessoas precisa definir quem você é. Pratique a arte da aceitação, refaça você mesmo e se liberte. 

Seja responsável por sua própria felicidade. 

Seus sentimentos são somente seus; você não pode culpar alguém por eles. Se o fizer, você está permitindo que alguém o assuma completamente, pelo menos emocionalmente. Você sentirá uma enorme sensação de felicidade e empoderamento quando assumir a responsabilidade por seus sentimentos e emoções. Sua atitude tem um papel maior do que qualquer elemento externo. 

Avalie suas emoções.

Ao avaliar suas emoções, você precisa saber o que elas estão trazendo para você. Lembre se há pensamentos felizes e positivos. Mas se a dragagem do passado causa negatividade que afetará negativamente seu aqui e agora, não se detenha nisso. Substitua-a por um pensamento melhor. 

Fazer algumas contribuições. 

Percorrer a milha extra para ajudar os outros pode fazer você se sentir quente e feliz por dentro. É uma das melhores maneiras de se alinhar com o verdadeiro você. Ilumine o seu, e o dia de outro oferecendo um sorriso, dizendo um simples olá, ou dando uma doação para uma causa que vale a pena. Estes simples atos de bondade podem ajudá-lo a colocar sua perspectiva em um caminho mais brilhante e podem ter um impacto duradouro nos outros e em você mesmo. 

Esperamos que isto possa ajudá-lo com sua fase de “seguir em frente”. Qualquer esforço que você fizer valerá a pena. Você pode fazer isso – aplausos a um presente e futuro mais brilhante. 

Desenvolver-se e crescer como pessoa é um processo para toda a vida. Assim como uma árvore muda e se adapta constantemente ao longo do tempo, cada um de nós tem a escolha entre prosperar ou estagnar. Se você está interessado em mudar ou crescer de alguma forma, o que o impede? Identifique seus objetivos, estabeleça algumas bases e depois simplesmente faça isso!

Viva sua vida na plenitude e entenda que o que realmente existe em nossas vidas é o agora, o momento presente. Busque ajuda, de onde for capaz, se de dentro de você não estiver sendo suficiente, busque fora, peça ajuda a parentes e amigos ou de preferência a um profissional e se liberte do passado que pode estar sendo um peso em sua vida, travando seus sonhos e conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.