Home > News > Como ser organizado e tornar sua vida mais fácil.

Como ser organizado e tornar sua vida mais fácil.

Pode não ser tão grande coisa se houver uma pequena quantidade de bagunça ao seu redor, ocasionalmente. Entretanto, a bagunça é um sintoma de desorganização. Ser desorganizado é um hábito. Assim como racionalizar ou arranjar desculpas para estar muito ocupado.

Este é um dos paradoxos da vida. Você já notou que aquelas pessoas que são as mais produtivas e parecem ser capazes de agendar tempo livre em cima da hora, são quase sempre as mais arrumadas?

Se você estiver em outro campo, pode parecer que nunca terá tempo de pegar você mesmo (e mal treinado os outros). Quando você tenta fazer uma limpeza, a visão de sua desordem o esgota ainda mais.

Não há dúvida de que a bagunça pode facilmente se acumular com o tempo e pode ser super estressante de se ver. Pilhas de coisas diferentes e incontáveis listas de afazeres são um verdadeiro arrasto para a psique. Isto pode afetar não apenas seu dia a dia, mas todos os aspectos de sua vida, tanto no trabalho quanto na diversão.

Para se aliviar do estresse de ser desordenado, existe uma solução simples. Seja organizado. Entretanto, como a maioria das coisas na vida, simples não significa fácil. Você precisa fazer um esforço extra para se organizar e permanecer organizado, o que pode eventualmente reduzir os níveis de estresse e fará com que você se sinta mais realizado e em controle.

Viver em um ambiente desorganizado e ser desorganizado é circular – cada um se alimenta do outro. É possível melhorar ambos os aspectos, mas é preciso quebrar o ciclo, formando melhores hábitos. Livrar-se de todas as áreas de desordem pode ajudá-lo a tomar decisões mais saudáveis na vida, e também tornar seus relacionamentos mais fáceis e mais gratificantes.

Dicas úteis para se organizar e se tornar uma pessoa organizada.

• Descomplique sua casa

É a drenagem de energia quando sua casa está uma bagunça, pois onde você começa e termina seu dia tem um grande efeito sobre sua visão. Não se distraia com os micros – não há necessidade de uma organização em profundidade. A parte importante é colocar tudo em seu devido lugar. Determinar o lugar correto para cada item, e devolvê-lo lá toda vez é o maior solucionador de problemas na desclassificação.

 • Aprenda a dizer não

Estabelecer limites para si e para os outros é uma chave para se tornar mais organizado. Saber que você tem limites pré-definidos pode ajudar a diminuir seu nível de estresse. Não diga automaticamente “sim” aos pedidos de ajuda de outros. Avalie cada pedido antes de responder. Proteja seu tempo.

• Planejamento antecipado e veja como ter um dia produtivo.

Planejar seu dia antes do tempo ajuda muito a reduzir seu nível de estresse. Isto aliviará a sensação de ser apressado o tempo todo. Tome tempo no final do dia para planejar o amanhã. Se você fizer isso, se sentirá muito mais relaxado e em controle.

• A proatividade é a chave

Ser pró-ativo com seus problemas faz parte de ser organizado. Os problemas não resolvidos se acumulam, e sua desordem emocional provavelmente está afetando você mais do que qualquer outra coisa. Resolva os problemas que você puder, então preste atenção a diferentes estressores em sua vida e trabalhe para gerenciá-los e eliminá-los.

Quais são a linhas básicas para ser mais organizado?

Para que qualquer propósito seja bem sucedido, é necessário um bom planejamento estratégico, certo? A lógica é exatamente a mesma para pesoas e grupos que procuram fazer melhor uso de seu tempo. Portanto, a organização está intimamente relacionada a um plano de ação eficaz.

O primeiro passo para realizar seus desejos é parar de vê-los como “sonhos”. Os sonhos, como o nome sugere, são fruto da imaginação, utópicos e infundados. Assim, a partir do momento em que você encarar seus objetivos de forma racional e objetiva, você conseguirá se organizar melhor.

As competências essenciais de uma boa organização pessoal assentam em quatro linhas fundamentais. São elas: objetivos, prazos, estratégias e planos de ação. Conheça cada uma:

Objetivo

Seu projeto deve ter um objetivo declarado. Ele pode aumentar a receita de uma empresa em 10%, passar em concursos ou exames de admissão, obter promoções ou aumentos, aumentar o reconhecimento da marca e muito mais. Não importa qual seja sua intenção, desde que esteja bem definida.

Prazos

Uma vez que as metas são definidas, os prazos precisam ser definidos. Os prazos são como pequenas metas – nos sentimos mais motivados e realizados quando os alcançamos. Eles são importantes porque aumentam a realização pessoal em menos tempo – o que acaba estimulando e combatendo o desânimo.

Estratégias

Nesta etapa, você determinará suas responsabilidades por um período de tempo específico. Estratégia de exemplo: preencha todos os relatórios e conteúdos que precisam ser entregues para o dia pela manhã e reserve a tarde para leitura, reuniões e análise de produtividade da equipe.

Plano de ação

O plano de ação identifica o método de aplicação da estratégia definida. Por exemplo, você pode se fazer as seguintes perguntas:

Como ser organizado no trabalho
Como posso absorver melhor as informações que leio e assisto?
Como ser mais produtivo?
Quando é o meu momento mais produtivo?
Quais técnicas de gerenciamento de memória ou reunião devo aplicar?
Tudo isso pode ser registrado e monitorado por meio de um checklists para facilitar seu processo de organização pessoal.

Como o gerenciamento de produtividade pode me ajudar?

Parafraseando Henry Ford: “Poucos falham, a maioria desiste”. Com uma boa gestão pessoal, lutando e evitando inseguranças, a falta de motivação e a preguiça ficam muito mais fáceis. Isso porque, com o estabelecimento de metas em diferentes períodos, cria-se um sistema de recompensas.

Em outras palavras, quando nossas realizações e realizações — por mais simples que sejam — são incrementais e contínuas, nos tornamos mais produtivos e proativos. Quando conseguimos realizar plenamente o que planejamos no curto prazo, nos sentimos mais confiantes e não nos permitimos desistir ou desistir. Afinal, nossos sonhos não são mais possibilidades vagas e intangíveis, mas projetos tangíveis com grande chance de sucesso.

Como posso me tornar mais motivado e eficiente?

Todo objetivo ou escolha envolve mais ou menos algum tipo de sacrifício. Portanto, a priorização é fundamental. Você não pode passar horas nas redes sociais, bebendo cerveja com os amigos algumas vezes por semana, ou passando horas jogando, filmes e séries se seus objetivos exigirem mais esforço.

Crie uma agenda ou cronograma para todas as suas tarefas, nunca deixe de seguir seu plano de ação e seja responsável pelos seus prazos. Desta forma, você pode evitar acúmulo de tarefas e conseguir reservar um tempo para o lazer sem comprometer sua meta e projeto.

É importante se lembrar que o tempo livre e o relaxamento são tão relevantes para a sua eficácia e sucesso quanto seu trabalho e comprometimento. Pessoas descansadas e equilibradas são extremamente mais saudáveis, articuladas e, consequentemente, mais produtivas e felizes. Além disso, investir em qualidade de vida é pré-requisito básico para se evitar problemas físicos e psicológicos de todo tipo.

Vantagens de ser mais organizado

Se você estiver mais organizado, você se sentirá no controle, ao invés de se sentir arrastado pelos eventos do dia. E qualquer decisão feita sem pressão resultará em uma melhor tomada de decisão.

Aqui estão mais algumas vantagens:

• Ser sistemático cria clareza de espírito. Isto nos faz sentir mais enérgicos e ansiosos para fazer o que precisa ser feito, em vez de evitá-lo.

• Você tem a chance de fazer mais do que deseja se estiver organizado. Uma das melhores coisas de estar organizado é que isso cria tempo para as coisas que você quer fazer, seja em casa ou no trabalho.

• Sua vida pessoal é mais satisfatória quando você pode atingir seus objetivos. Isso lhe dá uma poderosa sensação de realização e de poder.

• Ele o ajuda a ser mais produtivo em seu trabalho, o que lhe dará uma maior oportunidade de crescimento na carreira. Você terá um tempo mais produtivo para tarefas de maior prioridade.

Conclusão

Então, depois de um dia de trabalho, vá a algum lugar que goste, ouça música, beba vinho ou cerveja (com moderação), assista a um filme ou faça qualquer outra atividade que goste.

Outro ponto que afeta nosso foco e eficiência são as escolhas e condições do local de trabalho. Para torná-lo gratificante e estimulante, certifique-se de que é um ambiente calmo, organizado, livre de distrações, bem ventilado e confortável. Se possível, priorize um espaço tranquilo.

Se isso não for possível, ouça música (em volume moderado para não danificar os tímpanos) para isolar a agitação externa. Músicas instrumentais puras mais recomendadas (sem letras). Além disso, é importante que não seja sua música favorita, pois você pode se distrair com suas notas e acordes favoritos.

Ter uma vida organizada é de grande importância para termos um melhor aproveitamento do nosso tempo, para termos melhores condições de trabalho e para a evolução pessoal de qualquer indivíduo. Com uma vida mais organizada, tudo se torna mais fácil, e fica muito melhor e mais tranquilo de se encontrar soluções para os mais diversos tipos de problemas de nossas vidas.

Não é preciso muito esforço para se organizar melhor, e se o fizer, você economizará muito tempo, estresse e dor no coração. Começar é sempre a parte mais difícil!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.