Home > Psicologia > Você tem a mente aberta ou mente fechada?

Você tem a mente aberta ou mente fechada?

A mente aberta envolve ser receptivo a uma ampla variedade de ideias, argumentos e informações. Ser de mente aberta é geralmente considerado uma qualidade positiva. É uma habilidade necessária para pensar criticamente e racionalmente.

Isso não significa que ter a mente aberta seja necessariamente fácil. Estar aberto a novas ideias e experiências às vezes pode levar à confusão e à dissonância cognitiva quando aprendemos coisas novas que entram em conflito com as crenças existentes. Ser capaz de mudar e revisar crenças desatualizadas ou incorretas é uma parte importante do aprendizado e do crescimento pessoal.

O que é ser mente aberta?

Existem alguns aspectos diferentes para a mente aberta:

No uso cotidiano, o termo “mente aberta” é frequentemente usado como sinônimo de não ser preconceituoso ou tolerante.
De uma perspectiva psicológica, o termo é usado para descrever como as pessoas estão dispostas a considerar outras perspectivas ou experimentar novas experiências.
A mente aberta também pode envolver fazer perguntas e ser ativo na busca de informações que desafiem suas crenças.
Também engloba a crença de que outras pessoas devem ser livres para expressar suas crenças e argumentos, mesmo que você não concorde necessariamente com essas opiniões.

Mente Aberta vs. Mente Fechada

O oposto de ser de mente aberta é ser de mente fechada ou dogmático. As pessoas que têm a mente mais fechada geralmente estão dispostas apenas a considerar seus próprios pontos de vista e não são receptivas a outras ideias.

Mesmo que você se considere uma pessoa de mente aberta, provavelmente há certos tópicos sobre os quais você assume uma postura muito mais difícil: experiências pelas quais você é apaixonado ou questões sociais, por exemplo.

Ter convicções pode ser ótimo, mas uma crença forte não nega uma mente aberta. Ter a mente aberta significa ter a capacidade de considerar outras perspectivas e tentar ser empático com outras pessoas, mesmo quando você discorda delas.

Claro, a mente aberta tem seus limites. Isso não implica que você deve simpatizar com todas as ideologias. Mas fazer um esforço para entender os fatores que podem ter levado a essas ideias podem ser úteis para encontrar maneiras de persuadir as pessoas a mudar de ideia.

Características das pessoas de mente aberta

Eles estão curiosos para ouvir o que os outros pensam.
Eles são capazes de ter suas ideias desafiadas.
Eles não ficam com raiva quando estão errados.
Eles têm empatia por outras pessoas.
Eles pensam sobre o que as outras pessoas estão pensando.
Eles são humildes sobre seu próprio conhecimento e experiência.
Eles querem ouvir o que as outras pessoas têm a dizer.
Eles acreditam que os outros têm o direito de compartilhar suas crenças e pensamentos.

Como você sabe se você tem a mente fechada ou a mente aberta?

Que tipo de pessoa você é, mente fechada ou mente aberta? Se perguntado, uma grande maioria sem dúvida se consideraria de mente aberta, mas objetivamente, será que todos eles realmente seriam? Você pode não estar ciente disso , mas poderia estar manifestando o traço de estreiteza mental?

Se for assim, estará tendo um impacto negativo em sua família, amigos, conhecidos, empregador e colegas de trabalho. Isso pode fazê-los se sentirem infelizes e desconfortáveis em sua presença e fazer com que eles o evitem. A conversa será muitas vezes difícil, pois os outros serão cautelosos em seu diálogo.

Que tal se você for de mente aberta? Quando você é agradável, aberto, amigável e complacente, as pessoas procuram sua companhia e são atraídas por você como se você fosse um ímã. Bem, assim quem poderia resistir a tais características?

Se você for objetivo e honesto o suficiente para reconhecer que pode ter uma mente fechada, poderá fazer grandes melhorias em sua felicidade e relações pessoais, se assim o desejar.
O principal ponto de reconhecimento é que nossas personalidades não são fixas, mas plásticas, e temos o poder de remodelá-las. Com algum trabalho e atenção plena, você pode crescer e se tornar um indivíduo mais agradável e emocionalmente maduro.

Sinais de que você pode ter a mente fechada

Digamos que sua equipe esteja fazendo um brainstorming para conceituar um plano de ação para atingir a meta trimestral do seu departamento. Ou você e outras pessoas importantes na sua vida, estão discutindo planos para sua casa ou férias. Cada pessoa tem sua experiência e provavelmente tem sugestões com as quais deseja contribuir. Você assume automaticamente que sua ideia é a mais viável, melhor pensada e de se colocar em prática? Você está chocado e surpreso que os outros não vejam a magia em seus planos?

Você pode pensar que está fazendo um favor aos outros usando suas ideias brilhantes. Você pode estar tentando convencê-los com suas opiniões e pode até argumentar sobre isso. Você pode estar alheio ao fato de estar exibindo um comportamento mesquinho. Ou você pode saber o que está fazendo, mas é orgulhoso demais para aceitar que pode haver outras soluções melhores.

Por que você está se comportando assim? Você pode não reconhecer as ideias de outras pessoas porque sempre acha que está certo e sabe mais. Isso pode ser um comportamento parcialmente inconsciente, mas geralmente será percebido como presunção.

Outra razão pode ser que você tenha uma mentalidade de “eu primeiro”, e o egoísmo é a raiz disso. Se você tem uma atitude de “eu primeiro”, você não se importa adequadamente com os outros. Você pode se sentir no direito e pode ter elementos de uma personalidade narcisista. No que diz respeito aos relacionamentos pessoais, você pode acabar ficando sozinho e solitário, sem ninguém para simpatizar e confortá-lo em momentos de angústia.

Você pode ser preconceituoso e discriminatório. Você pode julgar os outros com base na cor da pele, educação, status social, cultura, idioma e nacionalidade. Você pode acreditar que uma raça é superior às outras em termos de caráter, habilidades e habilidade mental. Muitas pessoas não estão cientes de seu racismo inato e podem estar em total negação dele.

Isso ajuda a examinar e a se perguntar: “Como eu me sentiria se as posições fossem invertidas?” Se você encontrou algo negativo em sua personalidade, você pode aceitá-lo e resolver mudar? O reconhecimento é um bom começo. Você está começando a ter a mente mais aberta porque está pronto para abraçar o desenvolvimento da personalidade.

Sinais de que você tem a mente aberta

Quando você tem a mente aberta, você aprecia as diferenças e as enquadra em vantagens em vez de problemas. Você não menospreza os outros porque são diferentes , sabendo que essa diversidade pode produzir criatividade e ser parte da solução.

Você reconhece que a outra pessoa tem seu próprio potencial e capacidade, assim como você, independentemente de raça e nacionalidade. Você é justo e equilibrado em suas relações e aberto a melhores ideias e maneiras de fazer as coisas. Você abraça a mudança e o progresso e acredita que mais e melhores coisas podem ser alcançadas se houver cooperação, colaboração e trabalho em equipe.

Leia também:
5 passos para definir seus valores pessoais.

Os benefícios de ter a mente aberta

Você é mais bem-sucedido quando tem a mente aberta porque está aberto a novas oportunidades e possibilidades, como mudança de carreira, ensino superior ou realocação para melhorar sua capacidade de ganhar ou estilo de vida. Você tem uma maior disposição para aceitar a mudança.

Ser de mente aberta pode ajudar a evitar que você espere demais de si mesmo e de outras pessoas. Isso não significa que você é complacente ; vocês são capazes de aceitar a realidade e seguir em frente. Quando as expectativas irreais não são atendidas, pode causar e piorar condições de saúde como hipertensão, pressão alta, obesidade, diabetes ou depressão.

Você ganhará muito mais amigos sendo de mente aberta. Como resultado, você tem relacionamentos mais felizes e gratificantes, seja em sua vida privada ou profissional. Você experimentará um estilo de vida mais relaxado e confortável por causa de sua atitude positiva. Mais positividade é igual a maior sucesso e felicidade.

Ter a mente mais aberta significa desfrutar de alguns benefícios úteis e poderosos. A mente aberta ajuda você a:

• Obtenha insights . Desafiar suas crenças existentes e considerar novas ideias pode lhe dar novos insights sobre o mundo e também ensinar coisas novas sobre você.
• Tenha novas experiências . Estar aberto a outras ideias também pode abrir você para experimentar coisas novas.
• Alcançar o crescimento pessoal . Manter a mente aberta pode ajudá-lo a crescer como pessoa. Você aprende coisas novas sobre o mundo e as pessoas ao seu redor.
• Torne-se mentalmente forte . Ficar aberto a novas ideias e experiências pode ajudá-lo a se tornar uma pessoa mais forte e vibrante. Suas experiências e conhecimentos continuam a construir um sobre o outro.
• Sinta-se mais otimista . Um dos problemas de manter a mente fechada é que muitas vezes leva a uma maior sensação de negatividade. Estar aberto pode ajudar a inspirar uma atitude mais otimista em relação à vida e ao futuro.
• Aprenda coisas novas . É difícil continuar aprendendo quando você se cerca das mesmas velhas ideias. Forçar seus limites e alcançar pessoas com diferentes perspectivas e experiências pode ajudar a manter sua mente fresca.
Se você não está aberto a outras ideias e perspectivas, é difícil ver todos os fatores que contribuem para os problemas ou encontrar soluções eficazes. Em um mundo cada vez mais polarizado, ser capaz de sair da sua zona de conforto e considerar outras perspectivas e ideias é importante.

E você se considera de mente aberta ou com a mente fechada?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.